Além de atualizarmos as regras e fichas vistas na publicação original, resolvemos também fazer al-gumas modificações na mesma, visando auxiliar o Mestre na hora que for narrá-la. Espero que gos-tem.
Até a próxima!
O RESGATE DE CHARLIE
Introdução: Esta é uma aventura para Street Fighters iniciantes (feitos com 05 pontos). Diferentemente da aventura original, onde poderia ser utilizado personagens construídos com 12 pontos, nessa releitura, optamos por fazê-la como sendo uma introdução de novos heróis ao mundo dos Street Fighters, diferentemente do original, onde os protagonistas muito provavelmente seriam Street Fighters conhecidos, como Ryu, Ken, Chun-Li e Blanka (cujas fichas acompanhavam a revista oficial de Street Fighter Alpha 3).
Tudo se inicia quando os personagens ouvem boatos sobre um poderoso "homem-fera" do Brasil (pra variar) chamado Blanka, que vêm se destacando dentro do circuito dos Street Fighters. Há rumores de que ele conseguiu até mesmo derrotar o "poderoso" Dan, porém, nada confirmado.
Verifique quais as motivações de cada personagem. Caso não tenha no grupo, ninguém interessado em desafiar oponentes poderosos, procure uma forma de motivá-lo a ir para o Brasil. Segue algumas dicas:
- Se o personagem tiver alguma ligação com Dan, talvez ele possa querer verificar a veracidade desse boato (se bem que se o personagem conhecer Dan, saberá que ele não é lá tão poderoso assim);
- Personagens que tenha ligação com a Shadaloo, ouve também o boato de que o tal "homem-fera" possui algum tipo de envolvimento com a organização;
- Personagens com algum Patrono podem receber a missão diretamente de seu superior, para ir investigar o tal boato, por motivos que só ele sabe.
O importante é que os personagens viagem para o Brasil, senão não terá aventura.
Nota: Nessa parte da aventura, o Mestre pode fazer um pequeno roleplay com cada personagem, caso o grupo ainda não esteja reunido. É um boa oportunidade de conhecer um pouco de cada um dos integrantes do futuro grupo que se formará.
PARTE 1: O HOMEM-FERA
Uma vez no Brasil, todos os personagens encontram-se agora em uma pequena vila de pescadores na floresta amazônica e Cada um com seus motivos, precisam procurar pelo homem-fera.
Fato é que não é será fácil assim, encontrar o tal "Blanka". Enquanto isso, os personagens que buscam desafiar novos oponentes poderão lutar entre si. Já os que vieram investigar, poderão tentar obter alguma informação com os habitantes locais ou mesmo lutando com os demais personagens, com o mesmo intuito de conseguir informações úteis para o cumprimento de sua missão.
Faça com que os jogadores se sintam dentro do jogo, descreva a tela clássica de Blanka em SFA3. No local poderão conversar tanto com pescadores humildes, quanto com alguns jornalistas de tabloides que também buscam pelo tal homem-fera.
Tanto os jornalistas, quanto os habitantes da vila dirão que Blanka raramente é visto em público, que ele prefere viver no interior da floresta e só será encontrado se assim desejar.
Em certo momento, verifique quais dos personagens possui algum Patrono que lute contra a Shadaloo. À eles, passe a informação de que localizar Blanka se tornou uma missão secundária; a prioridade agora é atender a um pedido feito por um contato parceiro das Forças Aéreas Americanas.
Esse pedido consiste em localizar e se necessário, auxiliar Charlie, um oficial das Forças Aéreas que está investigando sozinho, as ações da Shadaloo no Brasil. Este mesmo contato teme que o amigo tenha ido para uma armadilha.
Nota: Se fizerem perguntas para os habitantes da vila, os Street Fighters podem descobrir que Charlie esteve ali na noite passada, apenas de passagem. Ele seguiu por uma trilha que leva ao Rio Proibido - um afluente do Rio Amazonas. O lugar é evitado pelos habitantes locais, pois acredita-se que seja amaldiçoado. Nem mesmo Blanka sabe exatamente o que existe por ali.
Como se trata de uma missão arriscada, se possível, encontre algum outro interessado com potencial para poder lutar contra as forças da organização criminosa e auxiliar na busca (os personagens que não possuam Patrono). Para esses, o atrativo será a oportunidade de pode enfrentar Street Fighters poderosos e com alguma sorte (!!!) talvez combater algum dos generais da Shadaloo ou até mesmo o próprio M. Bison (ideal para personagens que possua alguma rixa pessoal com algum desses personagens). Seria uma chance única para qualquer Street Fighter que deseje enfrentar oponentes poderosos.
Se nenhum dos personagens no grupo possuir um Patrono, insira Chun-Li na aventura como uma NPC e use-a para reunir o grupo. Após isso, verifique se ocorrerá as seguintes ações por parte dos jogadores:
- O grupo aceitar ajudar Chun-Li;
- Algum personagem desafiar Chun-Li para uma luta;
- Chun-Li for desafiada para uma luta injusta e desonrosa (contra 2 ou mais adversários);
Para as duas primeiras reações por parte do grupo, siga a aventura normalmente.
No caso de Chun-li for surpreendida por um desafio à uma luta injusta, narre a seguinte cena: "Quando Chun-Li estava prestes a iniciar sua luta contra os adversários, uma figura grotesca surge da escuridão da floresta. Trata-se de Blanka.
A incrível criatura se posta ao lado da Street Fighter, demonstrando claramente que ele a auxiliará na batalha contra seus adversários."
Após o término das lutas, Blanka tentará se comunicar com o grupo de personagens. Personagens que tenham a perícia Animais pode tentar entender o que a criatura diz, porém, com alguma dificuldade.
Na ausência desses, por algum motivo, Chun-Li compreenderá o que ela diz.
A criatura dirá que seu amigo foi levado embora por "homens maus" e desde então, ele vêm tentando encontrá-lo.
Ele explica (ou ao menos tenta) que ter decidido lutar ao lado de Chun-Li se deve ao fato de que seu amigo desaparecido uma vez ter dito à ele que sempre deveria proteger as mulheres.
Nota: As fichas de Chun-li e Blanka, você pode conferir aqui.
Essa é uma parte importante, pois o resultado das escolhas do grupo, influenciará na sequência da aventura.
PARTE 2: JORNADA PELA SELVA
A missão para auxiliar Charlie é recebida no final da tarde. Caso decidam partir imediatamente, o grupo terá que viajar pela selva à noite - e os habitantes da vila vão avisar que isso é perigoso. Por outro lado, se esperarem pela manhã seguinte, poderá ser tarde demais para salvar Charlie.
Além disso, se houve alguma batalha na 1° parte, primeiro deverá ser aguardado que os personagens envolvidos recuperem suas forças, o que provavelmente forçará que o grupo viaje somente no outro dia, pela manhã.
Se acontecer de o grupo viajar durante à noite, talvez tenham que enfrentar animais ferozes - tão ferozes que não temem nem mesmo Blanka. No decorrer da viagem, jogue um dado duas ou três vezes. Se os resultados foram 5 ou 6, nada acontece. Resultados 1, 2, 3 ou 4 fazem surgir uma das criaturas abaixo:
1) Onça-Pintada: F2, H3, R2, A1, PdF0 10 PVs, 10 PMs, Audição e Faro Aguçados
2) Cobra Sucuri: F3, H1, R2, A0, PdF0 10 PVs, 10 PMs, Paralisia
3) Morcego-Gigante: F1, H4, R1, A1, PdF0 05 PVs, 05 PMs, Radar, Voo
4) Mapinguari (Preguiça-Gigante): F3, H1, R3, A2, PdF0 15 PVs, 15 PMs
Independente de quando o grupo decidir seguir viagem, verifique se alguém possui a perícia Sobrevivência ou a especialização Sobrevivência na Floresta. Em caso positivo, peça um teste de dificuldade média para quem possuir a perícia/especialização; se passar no teste, o personagem percebe alguém ou alguma coisa perigosa se aproximando; falha resultará em um ataque surpresa vindo de dentro da mata.
Nessa parte, a aventura poderá tomar dois rumos distintos, sendo:
A- Se Blanka foi inserido na Parte 1, nesse caso, quem atacará o grupo será outro Street Fighter;
Enquanto caminham pela floresta, o grupo não percebe que um grande perigo se aproxima. Subitamente, eles são atacados por um vulto que surgiu de repente da escuridão da floresta. Como um raio, (um dos personagens) é atingido por um forte golpe, sendo arremessado ao chão.
Assim que o grupo percebe o que os atingiu, todos notam a figura de um homem com longos cabelos presos em uma trança e vestindo um quimono cor de rosa. É Dan, um conhecido (nem tanto) Street Fighter e amigo de Blanka, porém algo nele parece estar diferente: Seus olhos estão negros e ele não emite nenhum som; é como se ele não estivesse naquele local.
Alheia a esse detalhe, o homem-fera se aproxima do amigo, mas é atingido por um poderoso gadouken (a versão de Dan, do hadouken).
Personagens com a perícia ciências proibidas, perceberá que Dan está sob o efeito do Satsui no Ha-do. Uma difícil batalha terá início.
Nota: A ficha de Dan você poderá encontra aqui.
Finalizada a luta contra Dan, o grupo poderá seguir viagem. Dado os ferimentos sofridos pelo Street Fighter, Blanka não acompanhará mais o grupo, preferindo levar o amigo até a vila para que receba algum tratamento médico.
Se algum personagem no grupo tiver as perícias necessárias, poderá tentar passar em um teste difícil para ajudar Dan (comprovando que o estado dele realmente é complicado). Se passarem no teste, Dan recobrará brevemente a consciência e poderá responder no máximo 3 perguntas simples, antes de desmaiar novamente.
Antes de partir com o amigo nos ombros, Blanka indica para o grupo qual caminho tomarem para chegarem até o Rio Proibido.
B- Se Blanka ainda não apareceu, é ele quem atacará os personagens, encontrando-se também nas mesmas condições vistas em Dan, ou seja, sob o domínio do Satsui no Hado.
Nota: A ficha de Blanka, você pode conferir aqui.
Derrotado, Blanka tentará fugir pra dentro da mata, como faria qualquer fera. Se for impedido, ele tentará se comunicar através de um palavreado rudimentar (exija os testes adequados para com-preender o que Blanka está tentando dizer); ele tentará dizer que não queria fazer mal, mas não conseguia se controlar, mesmo fazendo esforço para isso.
Questionado sobre quem fez aquilo com ele, Blanka explicará que ele e o amigo Dan foram atacados por lutadores poderosos, enquanto treinavam no interior da floresta. Eles foram levados para um local que Blanka nunca tinha visto antes e depois disso, só se lembra de estar lutando contra o grupo.
O homem-fera aceitará conduzir o grupo até o local pra onde ele e o amigo foram levados.
PARTE 3: PEDIDO DE SOCORRO
À medida que andam, o terreno à direita dos Street Fighters se eleva em uma montanha, deixando apenas uma trilha estreita de 1 metro e meio entre o rio e o paredão rocha.
O Rio Proibido tem piranhas. Elas atacam em grandes cardumes, e é impossível lutar com elas: qualquer pessoa desprotegida dentro do rio sofre 1 ponto de dano por turno, sem direito a nenhuma jogada de Armadura.
Em certo momento, os Street Fighters percebem a aproximação de alguém que chega correndo pela direção oposta. A partir desse momento, a aventura tomará dois rumos diferentes:
1- Se Blanka não estiver no grupo, quem aparecerá no caminho será uma garota, aparentando os 16 anos, vestida de azul.
Ela parece aflita e não ataca os jogadores. Em vez isso, ela diz:
"- Socorro! Vocês precisam me ajudar. Não sou inimiga, pelo contrário."
"- Até pouco tempo atrás eu vinha sido mantida como prisioneira em uma base da Shadaloo perto daqui, vinham fazendo experiências em mim, acho que testando novos tipos de drogas, não sei bem..."
"- Mas recentemente algo aconteceu e eu consegui escapar. Corri o quanto pude, fugindo dos soldados que me perseguiam e depois de despistá-los, me deparei com vocês. Por favor, me ajudem. Eu imploro!"
Se for questionada, a garota se identificará como sendo Cammy. Qualquer outra pergunta, principalmente se envolver o seu passado, não será respondida. A menina dirá simplesmente que não se lembra de nada que tenha acontecido antes de ela ser levada para a base.
Se os jogadores acharem que não devem confiar em Cammy, podem apenas lutar com ela.
Caso decidam confiar na garota, ela vai conduzir o grupo rio acima até a entrada de um túnel - o local marcado 1 no mapa.
Nota: Você poderá encontrar a ficha de Cammy aqui.
2- Se Blanka estiver no grupo é Dan quem surgirá repentinamente frente ao grupo. Ao ver Blanka, ele se emociona e abraça o amigo. Ele explica que logo após Blanka ter escapado, ele também conseguiu escapar, mas acabou se perdendo e desde então vêm procurando o caminho de volta pra vila.
Dan teve contato com Charlie, eles se cruzaram enquanto ele fugia da base. Ele se propôs a ajudar o militar, mas este recusou o auxílio e disse que ele trabalha melhor sozinho; depois disso ele seguiu caminho em direção à base da Shadaloo.
Da mesma forma que fez com Charlie, Dan se colocará à disposição para ajudar o grupo na missão.
Nota: A ficha de Dan você poderá encontrar aqui.
PARTE 4: O COVIL DA SHADALOO
A base mencionada durante a aventura está a apenas meia hora de caminhada. A entrada está camuflada, escondida por uma porta secreta; se os jogadores aceitaram ajudar Cammy e ela estiver no grupo, ela saberá qual pedra tocar para abrir a porta. A entrada secreta está no lugar marcado 1 no mapa.
Se Cammy não estiver no grupo, personagens que tiverem a perícia Investigação devem passar em um teste: se passarem no teste conseguem, após algum tempo de procura, perceber uma porta secreta e o mecanismo que a abre. Caso nenhum personagem tenha a perícia Investigação ou falhe no teste, acontecerá o seguinte: Subitamente, uma voz disfarçada eletronicamente surge de algum ponto de onde o grupo se encontra. Essa voz revela para o grupo onde se encontra o mecanismo que abre a porta secreta.
O dono dessa voz não revela sua identidade e nem responde a qualquer tipo de pergunta, apenas diz que precisa ir imediatamente antes que seja descoberto. Depois disso, a voz simplesmente se cala, restando apenas aos personagens seguirem as orientações passadas para encontrar o mecanismo; para isso, basta agora ser bem sucedido em um novo teste de Investigação com bônus de +2 para encontrar o mecanismo.
Quando o mecanismo é ativado, um grande pedaço de rocha se move e revela um túnel. Não mostre o mapa aos jogadores! Ao invés disso, apenas descreva o lugar: um corredor com dois metros e meio de altura e meio de largura, luzes elétricas e paredes metálicas. O túnel segue por quatro metros até uma grande câmara redonda (a área 2 do mapa), com três portas. Todas são metálicas e parecem muito fortes. A porta que leva a área 5 traz o símbolo da Shadaloo - uma caveira com asas, o mesmo sinal que aparece no chapéu de M. Bison.
Assim que os Street Fighters entram na câmara, uma porta de aço fecha a entrada com um estrondo. Não há saída. Se Cammy ou Dan estiver no grupo, este grita e cai de joelhos, agarrando a própria cabeça. Parece estar sentindo muita dor.
Enquanto Cammy (ou Dan) agoniza, uma voz soa através de alto falantes no teto:
"- Bom trabalho, (nome do personagem). Cumpriu com maestria sua missão de trazer estes intrusos até onde eu gostaria. Agora, volte a ser meu(inha) fantoche e elimine-os definitivamente. Hahaha!"
Quando a voz termina de falar, os olhos do personagem começa a brilhar com uma maligna luz vermelha.
Nesse instante, as portas da área 3 e 4 se abrem: Uma delas revela um enorme guerreiro de cabelos cinzas, camisas pretas coladas ao corpo e calças rubras.
A outra exibe uma mulher ruiva beirando os 20 anos trajando roupas típicas de lutadores de Muai Thai.
Ambos trabalham para Bison e irão atacar o grupo. O homem, com um olhar ameaçador, começa a falar:
"- Tenho que parabenizar vocês, garotos! São poucos que possuem a coragem de invadir uma das bases da Shadaloo, poucos ainda conseguem chamar a atenção do senhor Bison. Como reconhecimento, os eliminarei rapidamente."
A garota por sua vez, segue calada, parece estar concentrada para o início da batalha. Ela não de-monstra nenhum tipo emoção, apenas um olhar atento ao grupo, como uma fera prestes a atacar sua presa.
Uma difícil batalha terá início e resta agora ao grupo derrotar os inimigos, se ainda quiserem procurar por Charlie.
PARTE 5: VIDA OU MORTE
As portas se fecham assim que os dois subordinados da Shadaloo entram na câmara. Se necessário, os personagens podem derrubar as portas com seus golpes: cada porta possui Armadura 4 e 10 Pontos de Vida. Infelizmente, derrubar cada porta vai exigir algum tempo - coisa que eles não têm agora.
Caso o grupo seja derrotado pelas forças de Bison, a missão terá fracassado. Eles vão despertar no chão da câmara, onde foram deixados, após serem derrotados (parece que a Shadaloo não tinha assim tanto interesse nos personagens jogadores), exceto por uma integrante do grupo (caso ela faça parte do mesmo até essa parte da aventura): Chun-Li. Por algum motivo, ela é a única que não se encontra no local. Aparentemente ela foi levada pelos homens da Shadaloo.
O grupo poderá vasculhar o restante da base em busca de pistas sobre o paradeiro da Street Fighter, além de Charlie, que segue desaparecido.
Se o grupo vencer os inimigos, agora poderão tentar derrubar a porta com o símbolo, que leva até a área 5. Atenção com a contagem do tempo, pois dependendo da escolha feita pelo grupo durante a aventura, uma das seguintes consequências terão efeito nesse momento.
- Se os personagens escolheram viajar apenas na manhã seguinte e recusaram a ajuda de Cammy, esta área estará completamente vazia, porém, será nítido que houve uma grande batalha no local (indícios de que talvez Charlie tenha estado por aqui).
- Por outro lado, se o grupo viajou a noite e confiaram em Cammy - ou seja, não perderam tempo nenhum -, nesse caso ainda existe esperança. Quando chegarem à área 5, vão encontrar Charlie caído;
De longe, nota-se que ele está bastante ferido, porém, uma observação mais atenta é o suficiente para descobrir que ele está vivo, mas que precisa de tratamento médico ou seu estado poderá piorar (exija um teste adequado, caso ache necessário).
Cabe agora aos personagens decidirem se vasculham o restante da base ou saem rapidamente do local, para que Charlie receba os devidos cuidados.
O restante da aventura fica a cargo do Mestre, inclusive o conteúdo das demais câmaras ainda não exploradas pelos personagens (talvez tentar descobrir alguma pista de quem auxiliou o grupo a entrar na base (na ausência de Cammy)). Só lembrando que a missão original era encontrar Charlie com vida.
A seguir, as fichas dos subordinados da Shadaloo vistos na Parte 4 da aventura:
Yan Toshinaga - 18 Ningen
F2 H3 R2 A3 PdF2 10PVs, 10PMs
Tipos de Dano: Esmagamento (Força) e Elétrico (PdF)
Kit: Campeão do Dojo (Marca Registrada)
F2 H3 R2 A3 PdF2 10PVs, 10PMs
Tipos de Dano: Esmagamento (Força) e Elétrico (PdF)
Kit: Campeão do Dojo (Marca Registrada)
Vantagens: Ataque Especial Amplo, Ataque Múltiplo, Patrono (Shadaloo), Técnica de Luta (Aparar, Pés Leves), Toque de Energia (Elétrico)
Perícias: Crime
Desvantagens: Código de Combate, Má Fama, Protegido Indefeso (seu mestre)
Kanya - 12 Ningen
F2(esmagamento) H3 R2 A2 PdF0 10 PVs, 10 PMs
Kit: Kickboxer (Sem Dor)
Vantagens: Ataque Especial Preciso (Força), Ataque Múltiplo, Patrono (Shadaloo), Mentor, Reflexos de Combate, Técnica de Luta (Defesa do Tigre, Joelhada)
Perícias e Especializações: Esporte
Desvantagens: Código de Combate, Devoção (convencer Sagat a abandonar a Shadaloo), Má Fama, Ponto Fraco (não possui ataque à distância), Segredo 2
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