Street Fighter Alpha 3 para 3D&T Alpha


Em Outubro de 2018, era lançado a revista Street Fighter Zero 3 para 3D&T. Foi o pontapé inicial para o que o sistema criado por Marcelo Cassaro viria a se tornar.
Vinte e um anos - e muitas outras adaptações e versões - depois, eis que humildemente nós, do Acerto Crítico Alpha trazemos para todos aqueles que são fãs tanto de 3D&T, quanto da série Street Fighter, uma adaptação atualizada, com as regras da versão mais atual do sistema.
É uma forma de homenagear todos aqueles que levaram o rpg nacional para o patamar no qual se encontra antes, pois se, hoje vivemos uma época em que Tormenta arrecada mais de 1 milhão de reais através do financiamento coletivo, podem ter certeza de que muito se deve àqueles que inici-aram no rpg, soltando seus "hadoukens" e "shoryukens".
Espero que aproveitem essa adaptação e joguem bastante. Até a próxima!!!


Cronologia
Street Fighter é uma das franquias mais complexas (cronologicamente falando), o que acaba cau-sando algumas confusões entre os fãs, principalmente quando falamos da série Alpha (Zero, no Japão).

A linha do tempo de Street Fighter é meio confusa pois os games não seguem uma sequência exata cronologicamente, e para piorar, existem alguns jogos que tem 3 ou 4 finais e histórias de persona-gens diferentes. Sendo assim, se fôssemos considerar uma sequência cronológica de eventos, seria: Street Fighter, série Street Fighter Alpha/Zero, série Street Fighter 2, série Street Fighter 4, Street Fighter 5 e por último a série Street Fighter 3.
E antes que vocês questionem, SIM, houveram erros cronológicos por parte do Marcelo Cassaro na hq brasileira de Street Fighter Alpha.

Basicamente, precisamos compreender que alguns eventos importantes ocorreram ou tiveram re-percussão na série Street Fighter Alpha, sendo eles:
- Ryu seguindo o seu rumo, após vencer o 1° torneio Street Fighter;
- Como Sagat entrou para a Shadaloo;
- O início da perseguição de Chun Li a Bison;
- Como supostamente morre Charlie, o amigo de Guile (supostamente, porque todos sabemos que ele retorna em SF 5);
- Um pouco mais sobre o passado de Cammy;

Uma das mudanças mais significativas nesta fase foi a modificação ocorrida no final da luta entre Ryu e Sagat em Street Fighter 1.
Em vez de uma "simples" derrota que feriu o orgulho de Sagat, nos é apresentado a face negra do personagem Ryu, conhecido no Japão como Satsui no Hadou ni Mezameta Ryu e no Ocidente como Evil Ryu.
Na última luta do torneio SF 1, Sagat vence Ryu e educadamente estende a mão para o valoroso ad-versário, porém Ryu é consumido pelo Satsui no Hadou (transformando-se assim em Evil Ryu) e desfere um poderoso shoryuken contra Sagat (que estava de guarda baixa), o derrotando.
Devido a esta derrota desonrada, Sagat jura se vingar de Ryu um dia.


Algumas observações e brechas na linha do tempo:
- Alguns eventos são contraditórios ou anulam outros eventos da linha do tempo, como a história do Charlie, onde ele morre nos 3 jogos da série Street Fighter Alpha;
- Muitos personagens do Street Fighter Alpha 3, não fazem necessariamente parte da história (mas ainda assim traremos suas fichas para que Mestres e jogadores possam utilizá-los em suas campa-nhas);
- A história do Street Fighter está em constante mudança tanto nos games quanto nos mangás, co-mo por exemplo, existe um mangá que fala que Sagat já estava na Shadaloo antes dos eventos vis-tos em  Street Fighter Alpha.

VANTAGENS E DESVANTAGENS


VANTAGENS
Aceleração, Adaptador, Aliado, Aparência Deslumbrante, Aparência Inofensiva, Arena, Assustador, Ataque Especial, Ataque Múltiplo, Boa Fama, Contatos, Controle de Metabolismo, Cura, Deflexão, Du-ro de Matar, Energia Extra, Energia Vital, Enfraquecer, Equilíbrio de Energias, Escudo, Falação Cha-teadora, Genialidade, Identidade Alternativa, Impostor, Imunidade Legal, Inimigo, Instrutor, Intui-ção, Inventor, Invisibilidade, Liderança*, Ligação Natural, Medicina de Combate, Membros Elásti-cos, Memória Expandida, Mentor, Motivador, Movimento Especial, Paralisia, Parceiro, Patrono, Pe-rito, Plano Genial, Poderes Legais, Poder Oculto, Pontos de Magia Extras, Pontos de Vida Extras, Re-flexão, Reflexos de Combate, Riqueza, Separação, Sortudo, Técnica de Luta, Telepatia, Teleporte, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo, Toque de Energia, Torcida, Vigoroso, Voo, Xamã.

DESVANTAGENS
Ambiente Especial, Amnésia, Assombrado, Azarado, Aziago, Bateria, Cabeça de Vento, Código de Honra, Covarde, Deficiência Física, Dependência, Desequilíbrio de Energias, Devoção, Fetiche, Fra-cote, Frágil, Fraqueza, Fúria, Gula, Inculto, Insano, Interferência, Lento, Ligação Vital, Má Fama, Mal-dição, Modelo Especial, Monstruoso, Munição Limitada, Notívago, Pacifista, Pobreza, Poder Vergo-nhoso, Poder Vingativo, Ponto Fraco, Preguiçoso, Procurado, Protegido Indefeso, Restrição de Poder, Rival*, Sanguinário, Segredo

*Vantagens e Desvantagens vistas na adaptação de My Hero Academia.
KITS
Agente Secreto*, Amazona*, Assassino*, Aventureiro Nato, Berserker*, Berserker Insano*, Capan-ga*, Carteador*, Cavaleiro Urbano, Celebridade, Chef, Cientista Aventureiro, Co-mando, Combatente*, Drogadora*, Escravo*, Espião*, Espião Elegante, Femme Fatale, Gatuno*, Guarda-Costas*, Impostor, Jornalista Investigativo, Jovem Prodígio, K-9, Ladino, Mafioso, Médico, Membro de Gan-gue, Mercenário Superpoderoso, Monge, Oficial, Oráculo, Policial de Elite, Psi, Rei do Crime, Samu-rai, Senhor do Submundo, Sniper, Traceur, Super Ditador, Supersoldado, Titereiro Vigilante, Vingador.
* São kits vistos no Manual do Aventureiro Alpha.
Nota: Também são permitidos todos os kits do cenário Torneio das Sombras.

SATSUI NO HADO


O Satsui no Hado é uma forma de ki que está enraizada nos aspectos mais escuros do instinto ser humano (incluindo o desejo de sobreviver), e em um nível metafísico, a ocorrência e manifestação natural da perda, declínio e destruição.

Para explorar o Satsui no Hado, a pessoa deve ser tão consumida com o desejo de vitória e perfeição, estar perto da morte, ou então possuir raiva e ódio tão intensos, que eles estejam dispostos a matar. Como tal, apenas as pessoas que se esforçam para ser as melhores a qualquer custo podem tirar vantagem disso, no entanto, a mente não treinada pode ser levada à insanidade se não estiver mentalmente pronta para isso. 
Aprender o Satsui no Hado é o primeiro passo para aprender a técnica mais fatal conhecida em todas as artes marciais - o Shun Goku Satsu , também conhecido como Demônio Furioso.

Em regras, caso o personagem queira se entregar à intenção assassina, ele deverá preencher pelo menos um, dos seguintes requisitos:
- Estar no estado Perto da Morte;
- Possuir a vantagem Poder Oculto;
- Ter alguma insanidade;
- Estar em uma luta importante (talvez precisando salvar um protegido indefeso ou aliado, por e-xemplo).

Uma vez que cumpra um dos requisitos, o personagem que decidir ceder ao instinto assassino, poderá utilizar as vantagem Poder Oculto e Duro de Matar como se as possuísse, até o final da batalha.
Caso já possua Duro de Matar e/ou Poder Oculto, acrescente os seguintes benefícios às vantagens:

- Se possuir Duro de Matar: Diminua 2 do resultado no dado;
- Se possuir Poder Oculto: Gastará apenas um turno para liberar o poder, independente de quantos PMs gastar.

Após isso, você receberá a desvantagem Maldição (Satsui no Hado) que se manifestará da seguinte maneira: Toda vez que o personagem estiver no estado Perto da Morte ou entrar em um combate importante (à critério do Mestre) deverá rolar um dado. Um resultado 4, 5 ou 6 significa que o Satsui no Hado se manifestou, sendo assim você poderá utilizar as vantagens Duro de Matar e Poder Oculto conforme explicado anteriormente. Qualquer outro resultado significa que ele resistiu ao Satsui no Hado.

Anote quantas vezes o personagem cede ao Satsui no Hado. Se esse número for maior que a Resis-tência do personagem, ele cederá definitivamente ao poder assassino.
Quando isso acontecer, o personagem perderá todos os códigos que possuir, receberá um bônus de +1 permanente em todas as suas características e se tornará um NPC.

Além dos benefícios já citados, o personagem que ceder ao Satsui no Hado também receberá a van-tagem Ataque Especial: Aproximação, Dano Gigante e Poderoso (Shun Goku Satsu), porém, se utilizar esse ataque em qualquer luta, significará que o personagem corrompeu-se definitivamente ao poder do Satsui no Hado.

OS PERSONAGENS


Em uma campanha de Street Fighter Alpha, os personagens poderão ser construídos com até 12 pontos (o máximo permitido para personagens recém-criados), tudo dependerá do Mestre. Logicamente, a maioria dos personagens vistos no game não poderão ser utilizados, pois eles ultra-passam esse limite de 12 pontos. Embora possa não parecer, a maioria desses personagens já são lutadores consagrados dentro de seus respectivos estilos e os que ainda não são, estão bem perto de se tornarem lendas dentro do mundo dos Street Fighter o que dificultaria seu uso em campanha.
Todavia, estaremos apresentando as fichas de todos os personagens vistos na versão Arcade de Street Fighter Alpha (os que efetivamente participaram dos eventos da cronologia do game).
Como trata-se de muitos personagens, vamos dividi-los em diversas publicações com 4 fichas, cada.
As primeiras quatro fichas você pode conferir aqui. A seguir, mais 4 fichas de personagens:

Dan (14 Ningen)
F2 H2 R2 A2 PdF1 10 PVs; 10 PMs
Kit: Lutador Tradicional (Ataques em Série e Grito de Kiai)
Vantagens
Aliado: Blanka e Sakura, Aparência Inofensiva, Ataque Especial Lento (Pdf), Ataque Múltiplo, Falação Chateadora, Técnica de Luta (Chute Direto, Direto)
Perícias: Esportes
Desvantagens
Código dos Heróis, Insano (Megalomaníaco), Ponto Fraco (atrapalhado)



Sakura (15 Ningen)
F1 H2 R2 A2 PdF1 10 PVs; 10 PMs
Kit: Jovem Prodígio (Encantar e Insight Dinâmico)
Vantagens
Aliado: Dan, Aparência Inofensiva, Ataque Especial Poderoso (PdF), Energia Extra 1, Técnica de Luta (Chute Circular, Jab)
Perícias: Culinária, Inglês
Desvantagens
Código de Combate e dos Heróis, Devoção (Ser aceita como aluna de Ryu), Rival: Karin


Adon (13 Ningen)
F2 H3 R2 A1 PdF0 10 PVs; 10 PMs
Kit: Kickboxer (Ataques em Série, Sem Dor)
Vantagens
Ataque Múltiplo, Ataque Especial: Aproximação (Força), Energia Extra 1, Reflexos de Combate, Técnica de Luta (Chute Circular, Joelhada)
Perícias: Sobrevivência
Desvantagens
Devoção (Provar que é o maior lutador do mundo), Insano: Megalo-maníaco, Má Fama (arrogância), Ponto Fraco (não possui ataque à distância)

Cammy (14 Ningen)
F1 H3 R2 A1 PdF0 10 PVs; 10 PMs
Kit: Cobaia Humana (Completo), Assassino (Ataque Mortal) e Traceur (Ataque A-crobático)
Vantagens
Aceleração, Aparência Inofensiva, Ataque Especial Preciso (Força), Técnica de Luta (Velocidade do Cervo, Voadora)
Perícias: Acrobacia, Crime
Desvantagens: Devoção (Salvar suas "irmãs" Dolls), Má Fama, Maldição (controle da Shadaloo), Procurado (Shadaloo)

Kaine

Um fã incondicional do sistema de RPG 3D&T, o qual joguei quando era adolescente. Após 15 anos (aproximadamente) afastado do RPG, decidi criar o blog, assim que voltei a jogar e percebi que havia muito pouco conteúdo sobre o jogo, voltado para os fãs.

Postagem Anterior Próxima Postagem