Adaptação: Street Fighter I para 3D&T Alpha


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje estarei trazendo algo meio que diferente (nem tanto) para quem é fã de Street Fighter, assim como eu: As fichas de TODOS os participantes do 1° Torneio Street Fighter e um breve resumo da história, pro caso de você querer jogar uma campanha na linha cronológica desse game.
Então, sem mais delongas, vamos para a adaptação! Espero que gostem e até a próxima!


UM COMEÇO SIMPLES

Pra falar a verdade, Street Fighter 1 possui um histórico tão simples que podemos considerar que o game em si, não possui história alguma.
O que sabemos de concreto é que o torneio foi realizado por Sagat, que decidiu provar que era o maior lutador dentre todos os estilos existentes e não somente do Muay Thai, onde já era o soberano. 
Exceto por isso, tudo o que temos são as informações (muitas delas, apenas rumores) de alguns personagens que foram passadas ao longo dos anos e são com essas informações que construiremos nossa adaptação do game.

Jogar uma campanha em Street Fighter 1 pode ser mais interessante do que se possa imaginar. Nesse game, o ápice será enfrentar Sagat na final do torneio, portanto você pode (por exemplo) derrotar Ryu nas fases preliminares do torneio, alterando totalmente a história da série e de alguns de seus personagens.
Somente com essa modificação nos acontecimentos, vários outros deixariam de ocorrer ou ocorreriam de forma totalmente diferente, dependendo apenas da vontade do Mestre. Daremos alguns exemplos:
- Sagat não cairia em desgraça, entrando para a Shadaloo;
- M. Bison também poderia não ver em Ryu, um lutador capaz de suportar seu poder e focaria sua atenção em outros lutadores (talvez aquele que tenha derrotado Ryu e/ou Sagat);
- Sakura não teria interesse em Ryu, para ser treinada por ele. Seria engraçado ver a simpática colegial se tornando uma fã obcecada pelo personagem de um dos jogadores do grupo;
- O próprio Ryu poderia não ter que conviver com seu lado negro "batendo à porta", evitando assim, o surgimento de Evil Ryu.
Enfim, as possibilidades de aventuras e campanhas são inúmeras, basta ler o histórico dos personagens que ideias não faltarão para o Mestre mais habilidoso.


CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM

Para se jogar Street Fighter 1, você terá que obrigatoriamente construir sua ficha com 5 Pontos de Personagem (Novato) e somente quando aumentar seu poder é que talvez você chame a atenção de Sagat, para então, ser convidado a participar do torneio.
E como aumentar o nível de poder para participar de um torneio, cujo idealizador não tem interesse na sua participação?
Estando envolvido nos eventos vistos em Final Fight 1, por exemplo. Enfrentar (e sobreviver) a Mad Gear (ou outra gangue de seu interesse) é uma boa forma de chamar a atenção de Sagat para que este te convide para o 1° Torneio Street Fighter

Quanto a Vantagens, Desvantagens e kits permitidos, você poderá consultar nossa adaptação de Street Fighter Alpha 3, pois tudo o que consta lá, poderá ser utilizado também nessa adaptação.

Ryu - 10 Ningen

F1 H2 R2 A1 PdF2 PVs 10 PMs 10
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Energia Ki)
Kit: Street Fighter (Em Busca do Mais Forte)
Vantagens: Ataque Especial/ PdF (Hadouken) (1), Energia Extra (1), Mentor (1), Técnica de Luta (Ataque Preciso, Ataque Violento) (1)
Perícias e Especializações: Sobrevivência (2)
Desvantagens: Código de Combate (-1), Devoção: Ser o maior lutador do mundo (-1), 
Maldição: Satsui no Hado (-2)
História: Após seu mestre dizer que partisse pelo mundo para provar sua arte através do combate, Ryu imediatamente entrou em seu primeiro torneio secreto, ao contrário de seu amigo e companheiro de treino, Ken (que preferiu participar do torneio americano de artes marciais). Excitado por poder finalmente ter um combate de verdade, Ryu lutará com todas as forças para chegar às finais da competição e enfrentar o campeão Sagat.

Ken - 10 Ningen

F1 H2 R2 A1 PdF1 PVs 10 PMs 10
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Energia Ki)
Kit: Street Fighter (Golpe Incapacitante)
Vantagens: Ataque Especial/ Força (Shoryuken) (1), Mentor (1), Riqueza (2), Técnica de Luta (Ataque Rápido, Kiai) (1)
Perícias e Especializações: Administração, Artes Marciais, Culinária (Massas) (1)
Desvantagens: Código de Combate e dos Heróis (-2), Protegido Indefeso (Elisa) (-1)
História: Assim como seu amigo e companheiro Ryu, Ken finalizou seu treinamento com o mestre Gouken e partiu para aperfeiçoar sua técnica, lutando. Após vencer com relativa tranquilidade o campeonato americano de artes marciais, Ken ficara sabendo de um torneio secreto na Tailândia, onde Ryu estaria participando com lutadores muito mais poderosos e ficou curioso, decidindo entrar neste circuito Street Fighter também.
Nota: Embora esteja presente no game SF1 (apenas no modo versus), canonicamente, Ken NÃO participa da 1° edição de Street Fighter, optando por participar do campeonato americano de artes marciais, portanto a parte em sua história onde diz que ele fica sabendo do torneio secreto na Tailândia e vai participar do mesmo, é apenas uma adequação feita para que o personagem seja inserido em uma eventual campanha de SF1.

Gen - 12 Ningen
F2 H2 R3 A2 PdF0 PVs 09 PMs 15
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Sensei Ancião (Ataques em Série, Maestria do Combate)
Vantagens: Ataque Especial: Aproximação e Preciso (Força) (3), Ataque Múltiplo (1), Reflexos de Combate (1), Técnica de Luta (Ataque Debilitante, Travar Golpe) (1)
Perícias e Especializações: Crime (2)
Desvantagens: Código de Combate (-1), Devoção: Encontrar um oponente digno para enfrentar (-1), Fracote (-1), Má Fama (Ex-assassino) (-1), Protegido Indefeso (Lee e Dorai) (-2)
História: Após ter abandonado a carreira de assassino, Gen tomou o ofício de mestre e decidiu passar seus conhecimentos para alguns poucos alunos, como Lee (que dizem ser seu filho) e Dorai, pai de Chun Li.
Decidido a ter a maior e última luta de sua vida, Gen entra no torneio Street Fighter em busca de um guerreiro valoroso que possa enfim, vencê-lo e também para testar as forças de Lee (Dorai não participa do torneio), porém, o passado obscuro de Gen parece não querer deixá-lo em paz.

Birdie - 07 Ningen
F2 H1 R2 A2 PdF0 PVs 06 PMs 10
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Luchador (Carga)
Vantagens: Técnica de Luta (Ataque Oportuno, Ataque Violento) (1)
Perícias e Especializações: Crime (2)
Desvantagens: Fracote (-1), Má Fama (Criminoso) (-1), Ponto Fraco (-1)
História: Tendo sido expulso do circuito profissional de vale-tudo por ser extremamente violento, Birdie encontrou nas lutas do submundo uma forma de conseguir chamar a atenção de grandes organizações criminosas e ganhar ainda mais dinheiro, entrando no torneio de Sagat para encontrar lutadores forte e ganhar ainda mais fama e grana.
Rumores dizem que ele não está em sua plena forma física, pois ficou doente às vésperas do torneio, mas nada disso o impedirá de chegar à final do torneio e enfrentar Sagat.

Eagle - 07 Ningen

F2 H2 R2 A1 PdF0 PVs 10 PMs 10
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Operativo Infiltrado (Identidade Secreta)
Vantagens: Patrono (1), Técnica de Luta (Ataque Oportuno, Duas Armas) (1)
Perícias e Especializações: Investigação (2)
Desvantagens: Devoção: Chegar à final do torneio Street Fighter e derrotar Sagat (-1), Segredo (-2), Ponto Fraco (-1)
História: Não sabe-se ao certo se Eagle é um agente secreto a serviço do governo britânico, como a Interpol suspeita, ou se ele é apenas um mercenário em busca de lucros e nem suas motivações para estar no torneio Street Fighter. 
É fato que Eagle é mestre no estilo de luta com bastões (Bojutsu) e isso já o qualifica para estar presente no torneio secreto promovido por Sagat.
Nota: Como tudo o que gira em torno de Eagle são apenas rumores, essa ficha foi feita levando em consideração que ele é um agente secreto cuja missão é investigar indícios de corrupção no torneio de Sagat e, se possível, derrotá-lo.

Lee - 10 Ningen
F2 H2 R2 A2 PdF0 PVs 10 PMs 14
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Shaolin (Ataques em Série)
Vantagens: Ataque Múltiplo (1), Equilíbrio de Energias (1), Mentor (1), Técnica de Luta (Ataque Preciso, Recuperar Fôlego) (1)
Perícias e Especializações: Nenhuma
Desvantagens: Código de Combate (-1), Segredo (-1)
História: Lee é o sobrenome de um famoso praticante do kung fu chinês que está disposto a desafiar o mais forte lutador da Terra. Seu primeiro nome é desconhecido, mas suas habilidades de luta são de um mestre e ele está disposto a mostrar para ambas, antiga e nova geração do que ele é feito. É dito que suas habilidades de luta são sem igual, e que ele consegue terminar uma batalha em poucos segundos. 
Um homem de natureza boa, Lee não tem arrependimentos por lutar e ele não se importa se alguém o derrotar algum dia, se esse for o destino de sua vida.

Geki - 12 Ningen
F1 H2 R1 A1 PdF1 PVs 05 PMs 07
Tipos de Dano: Força (Corte) PdF (Perfuração)
Kit 1: Ninja Moderno (Identidade Secreta e Ninjutsu)
Kit 2: Mercenário Superpoderoso (Arma Favorita(corte/perfuração))
Vantagens: Adaptador (1), Equilíbrio de Energias (1), Técnica de Luta (Ataque Preciso, Desvio Acrobático) (1), Teleporte (2)
Perícias e Especializações: Crime (2)
Desvantagens: Código da Derrota (-1), Devoção (Sempre cumprir seus contratos) (-1), Segredo (Identidade Secreta) (-1)
História: Sendo um dos poucos mestres vivos do Ninjitsu, ele é um lutador mortal, apesar de sua idade avançada. Extremamente reservado, Geki não tem amigos e não tem interesse algum de ter. Por estes motivos e pelo próprio fato de sua identidade ser um mistério, nada sabe-se sobre seu passado e tudo que se tem são conjecturas, como o fato dele possuir seu próprio clã ou suas reais intenções dentro do circuito Street Fighter. 

Joe - 07 Ningen

F2 H1 R2 A1 PdF0 PVs 05 PMs 05
Tipos de Dano: Força (Esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Rei das Celas (Lutar Sujo)
Vantagens: Energia Extra (1), Técnica de Luta (Ataque Imprudente, Ataque Violento) (1)
Perícias e Especializações: Lábia, Intimidação, Sobrevivência nas ruas (1)
Desvantagens: Má Fama (Trapaceiro) (-1), Pobreza (-1)
História: Joe Talley é um lutador de rua que vive em uma ferrovia assim como muitos sem-tetos na sociedade americana. E como muitas pessoas que vivem nessas condições, Joe encontrou na violência uma válvula de escape e um ganha-pão.
O seu jeito de lutar, com técnicas mal-treinadas e muito enferrujadas, é típica de lutadores de rua, embora ele domine um ou dois movimentos que normalmente decidem seus combates. Durante suas lutas, Joe usa todos os meios possíveis para vencer, inclusive jogando sujo se necessário. Isso faz com que ele não seja respeitado como um grande lutador dentro do circuito Street Fighter.

Mike - 07 Ningen
F2 H1 R2 A2 PdF0 PVs 14 PMs 10
Tipos de Dano: Força (Esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Boxeador (Sem Dor)
Vantagens: Técnica de Luta (Ataque Atordoante, Ataque Demolidor) (1), Vigoroso (1)
Perícias e Especializações: Boxe, Intimidação, Sobrevivência nas ruas (1)
Desvantagens: Devoção (Cuidar de sua irmã mais nova) (-1), Má Fama (-1), Protegido Indefeso (Sua irmã mais nova) (-1)
História: Mike nasceu e cresceu em um gueto americano. Desde pequeno sempre foi fã de lutas, tendo ingressado no Boxe profissional ainda jovem, tornando-se em poucos anos um campeão de sua categoria. Com uma grande força em seus punhos, velocidade e uma tremenda habilidade para derrubar oponentes com seu primeiro ataque, Mike não gostava de Boxe Profissional, pois ele odiava ser limitado por regras, o que acabou culminando em sua saída do circuito profissional de Boxe (alguns dizem que ele foi expulso,  por ter matado alguém em uma briga de bar) e um inevitável descrédito no mundo das lutas. 
Desde então, ele passou a levar uma vida como capanga, espancando pessoas por dinheiro e protegendo entradas de bares e boates.
Após receber o convite para participar do torneio Street Fighter, Mike está disposto a recuperar os tempos de glória, custe o que custar.

Retsu - 10 Ningen
F2 H3 R2 A2 PdF0 PVs 10 PMs 14
Tipos de Dano: Força (Esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Lutador Tradicional (Maestria Marcial)
Vantagens: Ataque Especial/Força (0)*, Ataque Múltiplo (1), Equilíbrio de Energias (1), Técnica de Luta (Ataque Atordoante, Ataque Preciso) (1)
Perícias e Especializações: Ciências Proibidas, Karatê, Kempô (1)
Desvantagens: Código de Combate e da Redenção (-2), Devoção (Não se envolver mais em combates desnecessários) (-1), Pacifista (Auto-Defesa) (-0)
* Concedido gratuitamente pelo poder do Kit.
História: Retsu é um ex-monge Budista Shaolin que vive solitariamente em um templo nas montanhas do Japão, após ter sido excomungado do monastério onde morava devido à sua irracionalidade quando o assunto era o combate físico.
Porém, isso já faz muitos anos e ao que parece, hoje Retsu é um lutador pacifista, e por mais contraditório que isto possa parecer, é assim que ele se considera, principalmente depois de ter conhecido o grande mestre Gouken, com quem chegou a treinar por um certo período. Alguns dizem inclusive, que ele somente aceitou participar do torneio a pedido de Gouken, que pediu que ele vigiasse seus discípulos Ryu e Ken.

Adon - 07 Ningen

F1 H2 R1 A1 PdF0 PVs 05 PMs 05
Tipos de Dano: Força (esmagamento) PdF (Não Possui)
Kit: Kickboxer (Ataques em Série)
Vantagens: Ataque Múltiplo (1), Mentor (1), Reflexos de Combate (1), Técnica de Luta (Ataque Rápido, Defesa Agressiva) (1)
Perícias e Especializações: Sobrevivência (2)
Desvantagens: Insano: Obsessivo/Megalomaníaco (Provar que é o maior lutador do mundo/ Acreditar que é o maior lutador do mundo) (-2), Má Fama (Arrogância) (-1), Ponto Fraco (-1)
História: Conhecido como o pequeno jaguar, e sob a tutela de Sagat, Adon é um dos mais fortes lutadores de Muay Thai, estando apenas abaixo de seu mestre, porém, ele é visto apenas como uma versão mais fraca do grande tigre, o que fez Adon trabalhar em mudanças no seu estilo de luta, para afastar-se do estilo de seu mestre. Mesmo assim, as pessoas continuavam a ter a mesma opinião de Adon, o que criou um ressentimento por parte de Adon com Sagat. 
Esse ressentimento é tanto, que ele está no torneio somente para isso: derrotar seu mestre e provar ao mundo que é o maior lutador de todos os tempos.

Sagat - 12 Ningen
F2 H2 R2 A2 PdF2 PVs 14 PMs 10
Tipos de Dano: Força (Esmagamento) PdF (Energia Ki)
Kit: Kickboxer (Ataques em Série, Golpe Incapacitante)
Vantagens: Ataque Múltiplo (1), Técnica de Luta (Ataque Forte, Ataque Violento) (1), Vigoroso (1)
Perícias e Especializações: Sobrevivência (2)
Desvantagens: Código de Combate e da Redenção (-2), Devoção (Ser o maior lutador do Mundo) (-1), Ponto Fraco (-1)
História: Sagat cresceu numa das províncias mais pobres da Tailândia, onde aprendeu que apenas os mais fortes poderiam ser alguém na vida e começou a treinar cedo para desenvolver seu corpo e sua mente. Ele estudou Muay Thai e entrou na sua primeira competição aos treze anos de idade, demonstrando pouca piedade aos seus adversários, e uma força e habilidade sem igual.

Aos 20 anos, ele não suportava mais os regulamentos impostos pelos ringues profissionais de Muay Thai, que só vinham crescendo. uma vez que estes tornavam certos golpes proibidos em função de diminuir o número de fatalidades no ringue. 
Sagat então ouviu boatos sobre a fortuna dos lutadores de torneios secretos e passou a lutar nesse circuito.  Aos poucos, foi trabalhando para que seu status evoluísse até se tornar o campeão e isso não demorou a de fato acontecer.
O título de Grande Mestre veio, enaltecendo Sagat. Seu status cresceu a tal ponto que ele passou a poder escolher seus oponentes e as circunstâncias do combate levando-o a lutar somente contra oponentes que demonstrassem certa capacidade de luta.
E foi então que Sagat decidiu promover seu próprio torneio, denominado Street Fighter.

Kaine

Um fã incondicional do sistema de RPG 3D&T, o qual joguei quando era adolescente. Após 15 anos (aproximadamente) afastado do RPG, decidi criar o blog, assim que voltei a jogar e percebi que havia muito pouco conteúdo sobre o jogo, voltado para os fãs.

4 Comentários

  1. Obrigado! Fico feliz que tenha gostado da adaptação. :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ficou muito bom! Legal você trazer o Street Fighter 1 em sua adaptação :)

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha gostado. Espero que jogue bastante na cronologia de SF1. Se possível, me conte depois como foi. :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Você também pode curtir