X-Men vs Street Fighter para 3D&T Alpha


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Quem aqui é fã de Marvel vs Capcom?
Acredito que muitos de vocês jogaram ou ainda jogam esse excelente game de luta da criadora de Street Fighter, Resident Evil. Devil May Cry, entre outros títulos de sucesso...

E como tudo tem um início, resolvi adaptar para a sua mesa de 3D&T Alpha, os personagens do game que foi a pedra filosofal para o sucesso que esse crossover é atualmente: X-Men vs Street Fighter.

E por que fazer uma "adaptação" de um game tão antigo como X-Men vs Street Fighter, se temos os jogos mais atuais para serem adaptados, com uma gama maior de personagens e até mesmo um background para ser explorado?
A resposta é simples: A Acerto Crítico Alpha é saudosista. O intuito do blog foi sempre estar buscando resgatar o que foi deixado pra trás com o passar do tempo ou mesmo sequer foi visto pelos fãs de 3D&T na época.

Também tem o fato de que X-Men vs Street Fighter é um pouco mais simples de se adaptar, por ter menos personagens, então pude trabalhar com mais atenção e, DEPENDENDO da aceitação de vocês, futuramente poderei trazer os personagens dos demais jogos da série, já que eles não diferenciam muito um do outro...

Mas chega de enrolação e vamos logo ao que realmente interessa: A adaptação desse excelente game.
Espero que gostem e até a próxima!!!

MUNDOS COLIDEM


Antes de mais nada, é preciso saber que embora estejam reunidos no mesmo game de luta, os X-Men e os Street Fighters pertencem a "universos" diferentes.
Algo que também precisa ser entendido é que os X-Men vistos nessa adaptação são ligeiramente diferentes dos já publicados aqui na Acerto Crítico Alpha, que pertencem ao universo das HQs (mais especificamente, o universo 616), um universo onde os Street Fighters NÃO existem. O mesmo vale para o universo dos Street Fighters, logicamente.

Portanto, embora já tenha apresentado as fichas de diversos mutantes e Street Fighters ao longo da existência da Acerto Crítico, os que serão apresentados aqui pertencem ao "universo" do game, onde eles coexistem e (no caso dos X-Men) são menos poderosos que os já vistos anteriormente.

Esse conceito de universos é bastante trabalhado na Marvel, para diferenciar seus personagens nas diversas mídias em que eles se fazem presentes (HQs, games, cinema, etc...).
Então, não estranhe caso você se depare por exemplo, com uma X-23 cuja ficha possua ligeiras di-ferenças daquela já vista anteriormente por aqui.

Quanto aos Street Fighters, eles seguem sendo praticamente os mesmos dos vistos na adaptação de Street Fighter Alpha 3, talvez mudando poucas coisas, se o Mestre desejar por exemplo, emular todos os golpes dos lutadores vistos no game.
Inclusive, o fato de os personagens desse game serem os da série Alpha de Street Fighter, contribui bastante para isso.

OS PERSONAGENS


Aqui não tem segredo: Quer seja um Street Fighter, quer seja um X-Men, construa sua ficha com no mínimo 10 pontos de personagem.

Em termos de regras, conceitos como uma eventual "Vantagem Única: Mutante", será ignorada nessa adaptação, uma vez que isso se torna totalmente irrelevante em um cenário focado mais no combate do que em ter uma história previamente trabalhada.

Outro detalhe que precisa ser observado é que pela primeira vez em minhas adaptações, NÃO adotarei o sistema de kits de personagens em X-Men vs Street Fighter.
Com isso, tentarei resgatar o que 3D&T é em sua essência: um jogo simples, sem muitas regras e com conceitos "complicados" para alguns entenderem e principalmente, aceitarem como sendo parte do sistema.
A intenção aqui é trazer de volta o "3D&T raiz", onde o que importava era a pancadaria rápida e des-complicada, sem muita (e porque não dizer, "nenhuma"?) preocupação com interpretação de perso-nagem.

REGRAS DE COMBATE


Vamos direto ao ponto: Utilize as regras de combate vistas no Manual 3D&T Alpha Revisado.
Somente ele já é o suficiente para se jogar X-Men vs Street Fighter, sem necessitar de alguma regra nova ou alteração de alguma já existente.

"Mas e se eu quiser emular a alternância de lutadores nos combates, assim como é visto no game?"
Bom, para isso temos a manobra de combate "Adiar e Adiantar Ações" (Manual do Defensor, página 43). Embora não seja perfeita para essa finalidade, ela traduz bem o efeito de alternância dos personagens nos combates.
Mas claro, trata-se de uma manobra OPCIONAL de combate. Cabe ao Mestre decidir se a utilizará ou não.
Uma outra manobra de combate presente no Manual do Defensor que seria interessante utilizar em X-Men vs Street Fighter é a manobra "Agarrar" (Manual do Defensor, página 44).

"E quanto ao ataque combinado entre os dois lutadores que escolhemos? Dá pra simular?"
Basta utilizar a Vantagem "Ataque Combinado" (Manual do Defensor, página 41). Simples assim.

VANTAGENS E DESVANTAGENS PERMITIDAS


Conforme já disse anteriormente, a intenção principal dessa adaptação é trazer o 3D&T para o que ele era em seu início e considerando o fato de que os X-Men possuem poderes considerados únicos, nada melhor que trabalharmos bem as Vantagens e Desvantagens vistas ao longo dos diversos manuais de 3D&T, pois são eles quem reproduzirão em sua maior parte, esses poderes. E de forma simples, o que é mais importante.
Portanto, segue uma lista das Vantagens e Desvantagens permitidas em X-Men vs Street Fighter.

VANTAGENS
Aceleração, Adaptador, Aliado, Aparência Deslumbrante, Aparência Inofensiva, Arena, Assustador, Ataque Especial, Ataque Múltiplo, Base de Operações, Boa Fama, Contatos, Controle de Metabolismo, Cura, Deflexão, Duro de Matar, Energia Extra, Energia Vital, Enfraquecer, Equilíbrio de Energias, Escudo, Falação Chateadora, Genialidade, Identidade Alternativa, Impostor, Imunidade Legal, Inimigo, Instrutor, Intuição, Inventor, Invisibilidade, Liderança*, Ligação Natural, Medicina de Combate, Membros Elásticos, Memória Expandida, Mentor, Motivador, Movimento Especial, Paralisia, Par-ceiro, Patrono, Perito, Plano Genial, Poderes Legais, Poder Oculto, Pontos de Magia Extras, Pontos de Vida Extras, Reflexão, Reflexos de Combate, Riqueza, Separação, Sortudo, Técnica de Luta, Telepatia, Teleporte, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo, Toque de Energia, Torcida, Vigoroso, Voo, Xamã.

DESVANTAGENS
Ambiente Especial, Amnésia, Assombrado, Azarado, Aziago, Bateria, Cabeça de Vento, Código de Honra, Covarde, Deficiência Física, Dependência, Desequilíbrio de Energias, Devoção, Fetiche, Fracote, Frágil, Fraqueza, Fúria, Gula, Inculto, Insano, Interferência, Lento, Ligação Vital, Má Fama, Maldição, Modelo Especial, Monstruoso, Munição Limitada, Notívago, Pacifista, Pobreza, Poder Vergonhoso, Poder Vingativo, Ponto Fraco, Preguiçoso, Procurado, Protegido Indefeso, Restrição de Poder, Rival*, Sanguinário, Segredo

*Vantagens e Desvantagens vistas na adaptação de My Hero Academia. Você pode encontrá-la na seção de downloads da Acerto Crítico Alpha.

JOGANDO X-MEN VS STREET FIGHTER


A princípio pode parecer meio estranho jogar aventuras envolvendo os Street Fighters e os mutantes da Marvel, pois tratam-se de personagens totalmente diferentes uns dos outros, mas com um pouco de conhecimento de ambos os "universos" e do que o próprio game nos trouxe como "história", podemos criar algumas situações que podem ser utilizadas como pano de fundo para uma campanha de X-Men vs Street Fighter. Seguem algumas sugestões:

- Bison (e consequentemente a Shadaloo) está interessado na mutação genética para poder comportar todo seu poder psíquico. Cabe aos Street Fighters, aliados aos X-Men, impedirem que ele tenha êxito em seu plano;
Vários Street Fighters e mutantes vêm desaparecendo misteriosamente ao redor do globo. Ninguém desconfia, mas o mutante Apocalipse está por trás desses desaparecimentos. O motivo, ninguém sabe.
- Magneto e sua Irmandade de Mutantes entrou em guerra contra a Shadaloo e o resultado dessa guerra entre as maiores organizações terroristas do mundo poderá gerar uma catástrofe de nível global.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Assim como X-Men vs Street Fighter foi o prelúdio para toda uma série de games da Capcom, essa adaptação buscará seguir o mesmo caminho (se é que podemos dizer assim): Ela servirá como base para toda uma série de adaptações de games e personagens futuros da Acerto Crítico Alpha, ou seja, não será necessário por exemplo, fazer toda uma nova adaptação de Marvel Super Heroes vs Street Fighter, por exemplo, pois tudo que é necessário para se jogar aventuras baseadas nesse game, já se encontra nessa adaptação, bastando apenas inserir os novos personagens exclusivos daquele game.

Espero com isso, estar oferecendo aos fãs de 3D&T e dos games, mais uma opção para suas mesas: regras e personagens simples de se usar.
Nas próximas postagens, estarei trazendo aos poucos as fichas prontas dos Street Fighters e X-Men vistos no game, portanto, fiquem atentos.

Desde já, agradeço por terem lido até aqui. Até a próxima!

Kaine

Um fã incondicional do sistema de RPG 3D&T, o qual joguei quando era adolescente. Após 15 anos (aproximadamente) afastado do RPG, decidi criar o blog, assim que voltei a jogar e percebi que havia muito pouco conteúdo sobre o jogo, voltado para os fãs.

3 Comentários

  1. Muitíssimo obrigado pelo elogio. Fico muito feliz que tenha gostado dessa adaptação. :)

    ResponderExcluir
  2. Todos os 17 de SF2 será meio complicado, mas aos poucos teremos mais personagens de SF, sim. :)
    E fico feliz que esteja gostando do conteúdo do blog. Isso motiva a continuar o trabalho. Abraços!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Você também pode curtir