Entendendo o 3D&T: Parte 1: Forma Alternativa (interpretação da vantagem)


Olá, pessoal! Estamos de volta, agora para oferecer à vocês, uma nova série dentro do blogue que visa mostrar nossa interpretação das diversas regras do sistema.
Essa nossa ideia nasceu após vermos em um grupo do Facebook, a dúvida de um Mestre com relação ao uso da Vantagem Forma Alternativa, a qual demos nossa opinião e resolvemos compartilhar com vocês. Espero que gostem!

Forma Alternativa (2 Pontos Cada)
Você pode mudar de forma e poderes. Para cada Forma Alternativa que tiver, pode construir um personagem diferente com a mesma quantidade de pontos, com outras características e vantagens — mas desvantagens, perícias e magias conhecidas permanecem sempre as mesmas.
Digamos que seu personagem de 12 pontos tenha F4, H2, R2, A3, PdF1, Ataque Especial (1 pt), For-ma Alternativa (2 pts), Código de Honra dos Heróis (–1 pt) e Maldição (–2 pts); ele pode mudar pa-ra uma segunda forma com F0, H5, R1, A1, PdF5, Aparência Inofensiva (1 pt), Forma Alternativa (2 pts), Código e Honra dos Heróis (–1 pt) e Maldição (–2 pts). 
Repare que as duas formas têm o mesmo Código de Honra e Maldição, e ambas precisam pagar 2 pontos por Forma Alternativa. (Nota: Monstruoso é a única desvantagem que não precisa ser par-tilhada por todas as Formas.)
Você pode comprar várias Formas Alternativas. Cada Forma pode ter uma vantagem única, sendo a única maneira de ter mais de uma destas em um mesmo personagem. Mas lembre-se, você vai acumular os problemas de todas as Formas! Se um Anfíbio muda para um Anão, ainda precisará de um Ambiente Especial; e um construto nunca poderá recuperar PVs em nenhuma outra Forma.
Mudar para uma Forma Alternativa demora um movimento.
A mudança nunca vai aumentar seus Pontos de Vida ou de Magia atuais — mas pode reduzi-los, caso a nova Forma tenha Resistência mais baixa.

Essa é a versão oficial da Vantagem, vista no Manual 3D&T Alpha. Note que não existe nenhuma limitação quanto à maneira em que se deve acontecer a alternância entre as Formas Alternativas durante a aventura, portanto, o personagem pode trocar de forma da maneira que bem desejar.

E foi aí que surgiu a dúvida do Mestre: No caso de duas ou mais Formas Alternativas, o personagem deveria retornar à sua forma base, antes de assumir uma nova Forma Alternativa durante a aventura (como faz Shang Tsung, no jogo Mortal Kombat, por exemplo)?
Em termos de regras, não. Uma vez que possua a Vantagem, a forma que ele a utilizará, fica à critério do jogador.
Inclusive, não existe sequer a exigência da definição de uma forma base no momento da criação do personagem.

Porém, se em sua mesa você desejar que se defina uma forma base e que antes de trocar para uma das Formas Alternativas, o personagem retorne para ela, também é possível.
No final das contas, a decisão final será do Mestre e do bom senso do mesmo, para cada ocasião.

E por enquanto é só isso, pessoal. Espero que tenham gostado dessa nossa série.
Futuramente voltaremos com outras dúvidas sobre as regras do 3D&T e nossa interpretação da mesma. Até mais.

Kaine

Um fã incondicional do sistema de RPG 3D&T, o qual joguei quando era adolescente. Após 15 anos (aproximadamente) afastado do RPG, decidi criar o blog, assim que voltei a jogar e percebi que havia muito pouco conteúdo sobre o jogo, voltado para os fãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você também pode curtir